quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Kinect dá a portador de Síndrome de Down a chance de jogar video game pela primeira vez

Há alguns dias, está circulando na internet a história de um participante de um fórum brasileiro sobre o video game da Microsoft, o Xbox, que mostra como o Kinect pode ser uma ferramenta de integração social. Para quem ainda não conhece, o Kinect é uma plataforma recém lançada da Microsoft que permite jogar alguns jogos utilizando somente os movimentos do corpo, dispensando assim o uso de Joysticks. O sistema é totalmente baseado em captura com uma câmera, que faz a leitura dos movimentos e os transmite para os jogos.

Foi por essa característica única que o irmão do jogador de games Arilson Karmo, portador de Síndrome de Down conseguiu, aos 32 anos, fazer o que nunca tinha feito na vida: jogar video game. Em função da doença cromossômica, o irmão de Arilson não tem coordenação motora suficientemente apurada para operar os controles. Leia o relato de Arilson na íntegra abaixo:

“Tenho 22 anos, moro em Bauru e comprei o Kinect numa grande loja internacional. Tenho um irmão com Síndrome de Down de 32 anos, que não sabe ler nem escrever, mesmo tendo frequentado por 24 anos a escola especial (APAE). [Ele] faz alguns cálculos, sabe ver hora, reconhece símbolos e é apaixonado pelo Palmeiras, porem nunca jogou vídeo game, pois não tem coordenação [motora] para os controles…


No dia em que comprei o Kinect, instalei, calibrei e comecei a brincar. Esse meu irmão foi falar tchau para mim no quarto, porque ele estava indo para a escola. Bom, ele chegou do meu lado e olhou o avatar imitando ele na TV, no jogo Ricochet, e na hora ele começou a tentar bater nas bolas, e começamos a jogar. Foi emocionante demais. Aí meu pai chegou, eu saí do jogo e [eles] começaram a jogar. Minha mãe estranhando foi no quarto ver por que todos estávamos rindo muito alto, e viu o meu irmão interagindo com o personagem e com os menus. Na hora foi um choque muito grande…

Parabéns à Microsoft pelo excelente trabalho. Aqui vai uma foto do meu pai e do meu irmão jogando:”




Isso abre os horizontes para explorar as possibilidades do video game como terapia ocupacional e principalmente como instrumento de integração social.

Para mais novidades sobre o Kinect e outras ferramentas de integração social, siga a JFW Cursos no Twitter. Acompanhe novidades também no Orkut e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails