quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estimativa prevê que em 2020 existirão 50 bilhões de dispositivos conectados a web


Um estudo encomendado pela Ericsson na Austrália, apontou que daqui a 10 anos o mundo terá mais de 50 bilhões de aparelhos conectados à internet. Hoje esse número chega a 5 bilhões de dispositivos entre celulares, smartphones, computadores, carros, equipamentos de vigilância e de monitoramento.

O principal motivo apontado pelo estudo é a constante queda nos preços dos componentes para conexão. Um exemplo citado é o chip de Bluetooth, que custava US$ 25 em 1998 e hoje pode ser encontrado por US$ 1.

A Ericsson apontou que novas aplicações e modelos de negócio estão tendo um rápido crescimento, gerando uma nova forma de comunicação chamada “Máquina-para-Máquina” (M2M).

O M2M é caracterizado por frequentes transmissões de pequenas quantias de dados entre dispositivos e a rede. E sugere que empresas e indústrias na vanguarda para adotar este tipo de modelo serão as relacionadas a utilitários, ao governo, transportes, saúde, educação e finanças.

O objetivo do estudo da Ericsson é preparar as operadoras para o desafio de montar a infraestrutura necessária para oferecer acesso a todos esses dispositivos. Outro desafio que as operadoras enfrentarão é a concorrência e a necessidade de oferta de novos serviços, o que no final só irá beneficiar o consumidor.
Para maiores informações sobre o mundo da tecnologia acesse diariamente o Blog da JFW Cursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails