quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Google lança tecnologia gps baseada no google maps


O Google lançou no último dia 28 uma funcionalidade que já estava disponível há algum tempo nos EUA e outros países: a navegação GPS pelo Google Maps A navegação GPS pelo Google Maps quando anunciado ano passado nos EUA causou uma considerável queda nas ações da Garmin e TomTom, as duas maiores fabricantes de GPS. Com o lançamento da plataforma para o Brasil a tendência é que as ações caiam novamente.

A navegação por GPS no Google Maps está disponível apenas Android, mas os aparelhos a partir da versão 1.6 em diante podem acessá-lo. O aplicativo traça uma rota entre o ponto de partida e destino inseridos e então passa a guiar o usuário, esteja ele de carro ou a pé, por comandos de voz. Se ele preferir, pode também se guiar apenas por direções textuais, imagens de satélite e até pelo Street View. Não há previsão para quando essa característica será integrada nas demais versões do Google Maps para outras plataformas.

No lançamento das funções hoje na sede do Google Brasil em São Paulo, um dos executivos responsáveis pela plataforma Android divulgou algumas informações sobre como as duas funções funcionam. No caso da pesquisa por voz, o Google gravou 100 mil ‘tokens’, que são exemplos de falas de dezenas de brasileiros, para treinar seu software de reconhecimento de voz para o português. Sobre a navegação por GPS, o executivo comentou que ela é extremamente leve para a rede de dados celular: para traçar uma rota de 20 km, são gastos apenas 200 KB.

Para mais informações acompanhe o blog da JFW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails