terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conheça mais sobre a historia do celular com a JFW

Quem vê os modernos celulares de hoje, com mp3, camera e até tv não imagina que a eles já foram muito diferentes e limitados. O celular teve seu primeiro protótipo apresentado em 1973, na época foi muito desacreditado. Afinal, quem precisaria de um telefone móvel?

O Motorola DynaTAC 8000X (1982) media mais de 30 centímetros, pesava quase um quilo e custava 4 mil dólares e começou a ser comercializado apenas em 1983. Sua bateria prometia 1 hora de conversação e a memoria armazenava 30 números.



A Nokia chegou ao mercado de celulares com o robusto Nokia Mobira Senator, robusto mesmo, o telefone "móvel" pesava 9,5 quilos.

Só na década de 90 os celulares passaram a caminhar para o que utilizamos hoje. Em 1993 a IBM junto com a BellSoth lançou o primeiro celular a integrar funções paralelas, o Simon Personal Communicator tinha as funções de pager, calculadora, agenda, fax e dispositivos de e-mails. O SPC pesava apenas 500 gramas, um marco na historia dos celulares.

No final dos anos 1990, a Nokia revolucionou o mercado com seus modelos 6160 e 8260. Com display monocromático, antena externa e 13 centímetros de altura, o Nokia 6160 foi o maior sucesso de vendas da companhia na época. No Brasil eles eram fabricados pela Gradiente.

Em 2004 os celulares foram ficando menores, mais finos, mas foi a Motorola que trouxe ao mundo o Razr V3. Linhas finas, acabamento metálico, em pouco tempo virou o maior sucesso de vendas da Motorola e um dos celulares mais vendidos de todos os tempos. Não é dificil encontrar por ai pessoas donas de V3 nas ruas.

Em 2007 a Apple revolucionou o mercado dos celulares com o Iphone. Inovava pela ausência de teclado físico, seu design ousado e belíssima touch screen, milhões de aplicativos disponíveis para download.

No final de 2008 o Google lançou no mercado o Android, baseado em Linux foi o primeiro sistema operacional para celular a ter código aberto para desenvolvimento. E já é um dos sistemas operacionais mais utilizados no mercado mobile.

Para o futuro o que teremos? Celulares com tecnologia 3D? Telas de AMOLED flexíveis? Vamos saber em breve.



Fiquem ligados no blog da JFW para saber mais dicas de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails