quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Efeito Colaborativo: Wikipedia consegue 16 milhões em 48 dias



São poucos os usuários da internet que nunca acessaram o site Wikipedia. Apesar de ser um dos portais mais acessados do mundo e grande referência, o Wikipedia nunca, desde sua fundação, colocou anúncios publicitários em suas páginas. Toda a verba arrecadada pelo Wikipedia é destinado a manutenção do site e seus servidores, verba essa proveniente somente de doações.

Na última campanha de doações realizada pelo Wikipedia, iniciada em 14 de Novembro do ano passado, o site optou por colocar pela primeira vez um banner no qual o fundador do site fazia um apelo pessoal pedindo doações aos usuários.

O que não se esperava é que o apelo pessoal de Jimmy Wales se mostrasse tão eficiente. Na metade da campanha o Wikipedia divulgou parcialmente os resultados. Em 48 dias de campanha foram arrecadados US$ 16 milhões, dinheiro suficiente para manter o site no ar e sustentar os demais projetos da Wiki.
Um sucesso enorme e inesperado, que surpreendeu a todos.

Hoje o espaço que era destinado ao apelo de Wales é ocupado por uma carta de agradecimento às mais de 630 mil doações. Além do sucesso da campanha de doações, Wales também fez questão de apontar que no próximo dia 15 o Wikipedia completa 10 anos. O fundador do site não disse quantos dos US$ 16 milhões de dólares serão destinados às festividades, mas publicou uma página em que os entusiastas da enciclopédia online ao redor do mundo podem organizar suas próprias festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails