quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conheça a realidade aumentada!

No mundo de hoje você acha possível que objetos reais interajam com objetos virtuais? Se você respondeu que não, precisa conhecer a realidade aumentada, um conceito tecnológico inovador que promete inovar a interação entre o mundo real e o virtual.

De uma forma simples, realidade aumentada é uma tecnologia que permite que ações no mundo real apresentem reflexos diretos no mundo virtual. Hoje de forma modesta, como a interação de pequenos objetos, mas em um futuro próximo podemos experimentar a sensação de imersão em um mundo virtual. Se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a realidade aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.

Mas como tudo isso funciona na prática? São necessários três componestes básicos para a existência da realidade aumentada:

1. Objeto real com algum tipo de marca de referência ou QR-Code, que possibilite o reconhecimento e criação do objeto virtual;

2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;

3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo para a criação do objeto real.

Realizando esses três passos é criado um objeto programado pelo software e é possível interagir com ele por meio de ações no mundo real. Veja um exemplo de uso mais simples da realidade aumentada!



Se você viveu na década de 90, possivelmente se lembra dos tamagochis, os famosos bichinhos virtuais. A Sony elevou essa experiencia a outro patamar de interatividade com seu console de ultima geração utilizando a realidade aumentada. Veja:



Ainda há muito a ser estudado para utilizar mais a realidade aumentada no dia a dia e o potencial dessa ferramenta ainda não foi completamente utilizado. Entretanto, nos próximos anos essa tecnologia deverá ganhar o mercado! Saiba mais sobre as novas tendências do mundo da tecnologia, acompanhando o blog da JFW Centro de Formação Profissional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails