sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Entenda a diferença entre Front-end e Back-end!


É muito comum as pessoas acharem que o desenvolvimento web trata-se de algo relativamente simples. A maior prova disto são os clientes. Quem deseja seguir esta área costuma ouvir com certa frequência frases do tipo "é só um sitezinho" ou "conseguimos isso para amanhã?". Mas engana-se quem pensa que o desenvolvimento web é tão simples assim. Existem muitas áreas dentro do desenvolvimento. São elas:

* Desenvolvimento front-end e back-end
* Arquitetura da informação
* Usabilidade
* Web Design
* SEO
* Banco de Dados
* Marketing Digital
* Acessibilidade

Hoje na coluna do design vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento front-end e back-end.

Em poucas palavras, o desenvolvimento front-end agrega toda o desenvolvimento visual de um site, ou seja, é o desenvolvimento para o visitante. Já o back-end agrega os processos administrativos de um site, ou seja, tem seu foco no administrador ou webmaster.

Para facilitar, vamos exemplificar o conceito ná pratica. Imagine que um blog, quando um internauta acessa esta site, visualiza o conteúdo publicado ou qualquer outra área pública de seu site. Ele está em contato com o trabalho do desenvolvimento front-end do site, toda a zona que um usuário com permissões comuns pode acessar.

Em contrapartida, o editor do blog tem acesso a privilégios administrativos. Esta área onde é possível realizar todas as edições no site é o back-end, uma área privativa que permite a alguns usuários restritos o acesso a códigos de desenvolvimento do site, bem como seus núcleos para atualização de conteúdo. Em outras palavras, o back-end é a area de um site onde somente usuários com privilégios administrativos podem acessar e de lá, realizar mudanças na arquitetura de um site.

Na semana que vem, abordaremos o segundo item dos tópicos mostrados no início do post, a Arquitetura da Informação. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails