sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Arquitetura da informação

Informações e notícias são despejadas sobre nós, com uma velocidade cada vez maior. Com a facilidade que a internet e os meios de comunicação de massa disparam os mais diversos conteúdos, somos incapazes de processar tudo. Existe uma quantidade enorme de conteúdo disponível, porém a qualidade nem sempre é exemplar, sendo até mesmo duvidosa em grande parte dos casos. É muito difícil filtrar o que é relevante e o que é desnecessário, ou incompleto.

Para organizar o que é complexo em informações simples de se entender e lidar com qualquer problema de ordem em facilidades, a arquitetura da informação estuda a organização desses pontos para permitir o usuário chegar ao entendimento. A arquitetura da informação envolve design, implementação de espaços informacionais e análise responsável por permitir o usuário encontrar o que procura com o menor número de cliques possíveis. A profissão ganhou visibilidade no momento em que a internet atingiu a massa.

Algumas atividades exigem conhecimento nessa área e para se tornar um bom profissional focado na arquitetura de informação, três campos são tradicionais: jornalismo/redação, tecnologia e design.

Para atuar neste campo, é necessário:

* Filtrar informações dos sites para uso posterior;
* Hierarquizar informações, definindo o nível de importância delas, para identificar o que é importante ao visitante junto ao objetivo que o serviço pretende transmitir;
* Auxiliar a usabilidade, fazendo com que essa tarefa seja mais simples;
* Auxiliar o webdesigner para estruturar a interface da página, com um layout composto por elementos fundamentais.

A oportunidade de investir nessa nova atividade do século 21 está aberta e sendo fortemente reconhecida conforme a interação online cresce dentro do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails