quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A JFW traz um artigo do professor William Douglas sobre os concursos públicos.

A postagem de hoje é sobre um artigo do professor William Douglas, Juiz Federal/RJ, Mestre em Direito, Especialista em Políticas Públicas e Governo, autor de mais de 33 livros sobre Direito e Educação. No artigo, ele fala da importância dos concursos públicos e como devemos focar e nos preparar para eles! Leia abaixo:
"O desemprego tem crescido por conta da falta de políticas públicas adequadas, pela alta dos juros, pelo excesso de tributos e de burocracia, bem como pela falta de incentivo à educação e à produção. Se você está desempregado ou em um emprego onde não está satisfeito, há uma solução chamada concurso público. O concurso público, ao selecionar as pessoas pelo mérito e não pelo apadrinhamento, tem o poder de melhorar não só a qualidade do serviço público mas também de ser um excelente caminho para você, leitor.

Em regra, para alguém trabalhar no serviço público, é preciso passar em um concurso público. É uma seleção aberta a todos, onde a pessoa faz provas e é chamada conforme sua nota. A estabilidade é considerada a maior vantagem do concurso público: os governos (federal, estadual e municipal) não demitem seus funcionários.

Há também outras vantagens: salários atrativos (algumas vezes mais altos que nas empresas privadas), carga de trabalho razoável, aposentadoria diferenciada, plano de saúde, status etc. Você recebe seu salário todo mês, não é demitido, tem direito a férias, 13º etc. Outra vantagem muito importante: você recebe do governo para servir à coletividade, ao próximo. Sua atividade profissional será útil para o País.

Atualmente vivemos um período com muitos concursos públicos, havendo mais de um milhão de vagas a serem abertas nos próximos anos, a partir de 2010. Teremos concursos para milhares e milhares de cargos públicos. É só abrir os jornais para descobrir como é grande a oferta de vagas. Existem concursos para todos os tipos de atividade e para todos os níveis de escolaridade e de remuneração.

Se você quer ser um servidor público, deve começar a se preparar com seriedade para isso. Não pense que será rápido, nem fácil. Passar em concurso é trabalhoso, leva tempo, exige dedicação e disciplina. Por outro lado, as compensações e prêmios por esse esforço são enormes. Ou seja, vale a pena. Embora não haja um prazo determinado, as pessoas levam em média de 1 a 3 anos para serem aprovadas, se fizerem as coisas do jeito certo. Imagine se você, daqui a 3 anos, puder ter um emprego estável, respeitado, bem remunerado, com a chance de fazer a diferença e melhorar a vida do próximo? Imagine em 3 anos ter tempo para a família, status, exercer parte da autoridade pública e ainda ter direito à aposentadoria?

Como eu disse, vale a pena. O concurso é uma grande opção de vida e de carreira, e você pode chegar lá se colocar sua fé em Deus e fizer a sua parte. Assim, pense nisso e boa sorte. Que Deus te abençoe. "
A JFW - Centro de Formação Profissional - pode te ajudar a se preparar. As inscrições para os cursos prepatórios para concursos públicos já está aberta. Não perca essa oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails